VI Edição AGENDA BRASIL – Festival Internacional de Cinema Brasileiro em Milão

Para quem é brasileiro e mora fora do Brasil, ter  eventos culturais com artistas de renome nacional é sempre um privilégio. Principalmente,  em  se tratando de cinema ou teatro de produção brasileira, não tão comuns quanto os eventos musicais. O Agenda Brasil é um evento que possui esse intuito: divulgar o Cinema Nacional! Ele já existe há cinco anos e faz parte do calendário cultural da cidade de Milão. O evento é organizado pela Associação Vagaluna, presidida pela queridíssima Regina Marques, a qual tive a honra de colaborar em algumas edições.  A cada ano ela move literalmente rios e montanhas para levar avante esse festival, que é feito com muita dedicação, trabalho, amor e muita colaboração. Dentre os vários parceiros estão: a Fondazione Cineteca Italiana, a Embaixada do Brasil na Itália, o Consulado-Geral do Brasil em Milão. Isso sem falar do apoio institucional da Prefeitura de Milão e do patrocínio de diversas empresas e media partners e, é claro, do apoio de muitos voluntários de brasileiros e italianos. O festival acontece de 27 de outubro a 5 de novembro no MIC (Museu Interativo do Cinema) e no Spazio Oberdan. Serão exibidos 12 filmes entre ficções e documentários que contam o Brasil de hoje e suas contradições. Tais filmes foram feitos por diretores de fama mundial como Glauber Rocha,  com seu filme “Terra em transe”,  seu filho Eryck Rocha, com o seu filme  “Cinema Novo”, vencedor do prêmio de Melhor Documentário em Cannes em 2016,  e também por diretores emergentes  como Fernando Frailha, com seu filme “La vigança”,  vencedor do prêmio de melhor diretor do festival de Brooklyn 2017. Vai ter também a presença  especial dos diretores  dos filme Central, a Tatiana Sager, e do filme O núcleo, o diretor Enrico Basaldella. 

NAZA XAVIER

Colunista SambaCooking de Artes

Sou Brasileira e vivo na Italia, em Milão, onde estou concluindo a faculdade do curso Ciências dos Bens Culturais, pela Faculdade Estadual de Milão. Além da faculdade, faço parte da companhia teatral que pertence a um dos teatros de pesquisa mais importante de Milão (Teatro della contradizione). No cinema ja colaborei com o desenvolvimento de um projeto coletivo de criação de um documentário (Proggeto film docometàrio Potlach Milano 2016-17). Colaboro com projetos sociais nas bibliotecas de Milão com a parte de inclusão social, em especial com os imigrantes. Sou uma pessoa que tem fome de curiosidade e explora tudo aquilo que posso. Tenho um grande desejo de compartilhar e dividir tudo aquilo que aprendi e também de aprender com todas as pessoas que tenham a curiosidade de explorar o mundo cultural sem medo de se perder.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

*Clique nos títulos abaixo para mais informações

SEXTA-FEIRA 27 DE OUTUBRO

h 19.00 Brinde de inauguração do Festival Agenda Brasil 2017
Segue: Chico artista Brasileiro (Miguel Faria Jr, Brasil 2015, 110’).







SÁBADO 28 DE OUTUBRO

h 15.00 Os incontestáveis (Alexandre Serafini, Brasil 2016, 83’) Filme em competição

h 17.00 Comeback (Erico Rassi, Brasil 2016, 89’) Filme em competição




h 19.00 La vingança (Fernando Fraiha, Brasil 2014, 90’) Filme em competição

h 21.00 Redemoinho (José Luiz Villamarim, Brasil 2016, 100’) Filme em competição




DOMINGO 29 DE OUTUBRO

h 17.00 Seleção de Curta-metragens em colaboração com FESTin – festival de cinema itinerante dedicado à lusofonia, com produções do Brasil, Portugal, Guiné Bissau.
Presente Adriana Niemeyer, co-diretora do Festival.
h 19.00 Por trás do céu (Caio Soh, Brasil 2014, 104’) Filme em competição







h 21.00 Maresia (Marcos Guttmann, Brasil 2016, 90’) Filme em competição

Exibições no Spazio Oberdan – Viale Vittorio Veneto 2 – Ingressos: 7,50 euros (inteiro) – 5,50 (reduzido)




SEGUNDA-FEIRA 30 DE OUTUBRO

h 17.00 Comeback – Réplica
h 19.00 Os incontestáveis – Réplica
h 21.00 Cinema Novo (Eryck Rocha, Brasil, 2016, 90’)







TERÇA-FEIRA 31 DE OUTUBRO

h 17.00 Maresia – Réplica
h 19.00 Por tras do céu – Réplica
h 21.00 Central (Tatiana Sager e Renato Dornelles, Brasil 2017, 75’)
Presentes os realizadores e o produtor Luca Alverdi.







QUARTA-FEIRA 1 DE NOVEMBRO

h 15.00 Chico artista brasileiro – Réplica
h 17.00 Redemoinho – Réplica
h 19.00 La vingança – Réplica
h 21.00 O núcleo (Enrico Basaldella, Italia 2016, 115’). Presente o realizador.







QUINTA-FEIRA 2 DE NOVEMBRO

h 17.00 Terra em transe (Glauber Rocha, Brasil, 1967, 115’)




h 19.00 Seleção de Curta-metragens – Réplica
h 21.00 Cerimônia de premiação com entrega do Prêmio da crítica e do Prêmio do público.
Segue:
Elis (Hugo Prata, Brasil 2016, 115’)
EVENTOS PARALELOS
Casa Mia, Minha Casa, exposição fotográfica digital de Pietro Baroni e Luca Meola que indaga, através de retratos de 50 pessoas, sobre a imigração brasileira em Milão e italiana em São Paulo, primeira cidade no mundo por habitantes de origem italiana, incluindo a Itália. Museo Interattivo del Cinema – Viale Fulvio Testi 121, de 27 a 29 de outubro.
Nas cores/nei colori
Mostra pessoal de Eliane Piccardi, artista e graphic designer. Técnica mista.
Consulado-Geral do Brasil em Milão – Corso Europa 12, 1° piano




SEXTA-FEIRA 3 DE NOVEMBRO

nciampare in cielo come un ubriaco: parole e musica per Chico Buarque.
Homenagem a Chico Buarque de Hollanda, à sua obra literária e musical, com Roberto Francavilla (Universidade de Genova, tradutor de Chico Buarque) e Vincenzo Russo (Universidade de Estudos de Milão). Música e leituras com Luci Macedo, Priscila Ribas e Paulo Zannol. MUDEC – Via Tortona 56, h 17.30







SABADO 4 DE NOVEMBRO

Maxine: a place to play!  Primeiroo set h 17.00, segundo set h 20.30Um convidado especial em um lugar especial: Raul De Souza, o mais expressivo trombonista brasileiro de todos os tempos, encontra o pianista Alex Correa.Favela Shanti – Samba, Samba Rock, MPB, Forró, Sambass com os DJs Monica Paes & Frank Siccardi. Bachelite Clab – Via Vertoiba 3 – h 22.00




DOMINGO 5 DE NOVEMBRO

Segura, malandro!




A super novidade desse ano é a sessão competitiva com 6 filmes que concorrerão ao prêmio da crítica e do público de melhor filme. Durante o festival, haverão também outros eventos em paralelo como: mostra fotográficas, shows e leituras que estão programados em diversos lugares da cidade criando assim  uma linda atmosfera de magia da cultura brasileira.  Para  quem está de passagem por Milão ou para aqueles que estão daqui, segue acima a programação e os detalhes dos 10 dias  do festival de cinema  Agenda Brasil.  Já para quem não poderá participar mas ficou com uma vontade  danada de prestigiar esse evento de pertinho, não se preocupe! Estarei fazendo uma cobertura geral do evento. Contarei tudo o que rolou por aqui em um vídeo especial que vou publicar para vocês poderem curtir os melhores momentos do Festival Internacional de Cinema Brasileiro em Milão. Não fique de fora!

CINEMA –Filmes em língua original com legendas em italiano
Exibições no Museo Interattivo del Cinema – Viale Fulvio Testi 121 – Ingressos: 5,50 euros (inteiro) – 4,00 euros (reduzido) – 6,oo euros (adulto + criança)