Frittelle ou Strauben – A Cozinha Regional de Trentino Alto Adige

Frittelle Tirolesi

Como são feitos ?

Essas são as típicas frittelle tirolesas doce frito aromatizados por um licor. Também Levam o nome alemão ‘Strauben’ que significa o seu formato de ‘arroba (@)’. São encontradas na região de Trentino-Alto Ádige, extermo norte da Itália.

O processo de preparação desse doce é um show a parte. Uma arte fascinante de se observar: o contadino (nome dado aos moradores camponeses locais) derramam a massa formando um espiral dentro da gordura para fritar. Geralmente são preparados pelos contadinos em celebrações de rua e festivais de aldeias. No modo clássico após a fritura são polvilhados com bastante açúcar de confeiteiro acompanhado de geleia de groselha, panna montata*, compotas e confeitos coloridos.

E para os mais gulosos ainda oferecem versões como as cobertas de Nutella (vídeo ao lado)! Irresistíveis!




* Panna montata: creme de leite fresco batido até alcançar a consistência de ‘pico’.

Em termos de tradição culinária podemos evidenciar que no Trentino Alto Adige o passado histórico permanece nos pratos, criando uma cultura bilíngue. Os pratos tiroleses têm nomes alemães, e aqueles trentinos nomes italianos, com muitas exceções nos pratos históricos austríacos e alemães que são traduzidos em italiano, e os pratos da tradição da região do Vêneto que são desconhecidos na parte mais austríaca do local.

A região localizada no lado meridional dos Alpes é caracterizada por relevos de várias altitudes viajando do sul ao norte, podemos encontrar uma paisagem quase mediterrânea com cultivo de limões e oliveiras, seguindo até montanhas altíssimas fronteiras com a Áustria.

Locais e Restaurantes que Recomendo !

Mercatino di Natale Trento
www.mercatinodinatale.tn.it

Deliciaaaa

Una foto pubblicata da 🇧🇷 SambaCooking🇮🇹 (@sambacooking) in data:

Forst Birreria Ristorante
www.forst-trento.it

Jantar típico Tirolese

Una foto pubblicata da 🇧🇷 SambaCooking🇮🇹 (@sambacooking) in data:

Hotel America
www.hotelamerica.it/

Prontos para mais uma aventura

Una foto pubblicata da 🇧🇷 SambaCooking🇮🇹 (@sambacooking) in data:

Cattedrale di Trento
www.cattedralesanvigilio

Gravando com todo esse frio ☃

Una foto pubblicata da 🇧🇷 SambaCooking🇮🇹 (@sambacooking) in data:

Vim para provar que TODOS podem comer  e cozinhar bem e que lugar de mulher e onde ela quiser 🙂

Livia Cucchi ( Zaruty) Food Blogger é uma Food Blogger Brasileira, crítico gastronômico e empreendedora criadora do projeto ETNIA BRASILEIRA, vencedor em 2011 como melhor blog de cultura do Brasil. Cursou Food Design e Food Photography pela escola  “LA CUCINA ITALIANA”.  Atualmente é autora do primeiro canal de gastronomia italiana do Brasil ” Sambacooking. Onde juntamente com o marido  o chef italiano Emmanuele Cucchi e responsável pela capacitação  e acesso ao ensino de mais de 20 mil Brasileiros de todos os cantos do mundo .  Sem dúvidas o mundo precisa de mais “ Livias Zarutys” Bela, talentosa, sensata e sobretudo corajosa –

livia zaruty

Sou o lado food interativo da nossa dupla SambaCooking.

Trabalho em todos os ângulos da gastronomia sendo estudiosa e pesquisadora gastronômica como Youtuber, Videomaker e grande amante da arte de comer BEM!

Artigos Relacionados