Profissão food blogger: o que faz e características principais

Na Itália, tornou-se uma profissão séria e reconhecida. No Brasil, o nível dos conteúdos e indicações ”confiáveis” vindas dos blogs relacionados a gastronomia são ainda muito baixos .

Quem navega  frequentemente  na web pode testemunhar a grande disseminação dos blogs de cozinha, conhecidos internacionalmente  pelo termo “food blogger”. Nestes blogs de culinária, podemos encontrar de tudo, desde receitas até pequenas recomendações .  

Afinal, quem está por trás das páginas de um blog de comida?

A resposta é simples, são apaixonados por culinária, aqueles que gostam de estar na cozinha e compartilham através do seu blog suas experiências. Um blog, na verdade, é nada mais do que um diário virtual que todos podem ver.

Food Blogger no Brasil

Mesmo sendo  o segundo país em número de blogs ( com cerca de 12 milhões de pessoas produzindo conteúdo ) , o cenário gastronômico de conteúdo blog ainda esta em evolução e profissionalização no Brasil.

No quesito beleza, marketing digital, modernidade e potencial de público o Brasil é o número 1° no ranking . Ficando a desejar apenas ( em comparação aos demais  países), quanto a pouca preocupação  técnica na realização das receitas.

Food Blogger na Italia

A interação web com a gastronomia começou um pouco mais tarde na Italia. Foi em 2005 com o surgimento dos primeiros ”cadernos de receias” com pratos  feitos em casa por italianos apaixonados por gastronomia que esse novo conceito teve inicio.

Atualmente, existem centenas de blogs e pessoas que conquistaram prestigio e se tornaram ícones nacionais com os seus blogs na Web, conquistando assim, a fama na TV italiana como é o caso da Blogueira Italiana Chiara Maci que se tornou  jurada do programa de TV ” Cuochi e fiamme”.

Registra-se no site

Qual foi o primeiro food blogger da história?

Foi em 1997  nos Estados Unidos que foi publicado o primeiro blog de comida da história que se chama ( pois ainda existe ) de  Chow  que celebrou   20 anos de atividade bem sucedida.

5 Características de um Food Blogger

1. Ser apaixonado por Cozinha

Publique no seu Blog experiências pessoas, curiosidades e aquilo que você realmente gosta, a fim de produzir o melhor conteúdo possível. Lembre-se que qualquer pessoa pode ser capaz de cozinhar e que não precisa assumir o rotulo de “Chef” para compartilhar na rede as suas descobertas culinárias. Pesquise e crie conteúdos originais, com pratos que sigam um modo correto de preparo que sem duvidas o seu blog vai ser tornar um lugar de troca de paixões compartilhadas.

2. Ser autêntico no conteúdo

A paixão pelo cozinha e a primeira caratteristica que um food blogger deve possuir. Esta paixão com o tempo, pode se tornar-se também um trabalho real.

3. Habilidade em fotografia

Usamos imagens para os nossos perfis para descrever situações e para contar histórias pessoais. Um blog de comida bem sucedido não pode deixar de fora a parte  das fotos das receitas. Por esta razão, e importante  aprender a tirar fotografias de alta definição, bonito de se ver e acima de tudo, atraente para o leitor.

4. Ativo no social network

5. Determinaçao

A constância  é importante para concluir os projetos de cada um de nós. E sendo o food blog  um projeto em todos os seus  aspectos, a perseverança deve ser uma característica  principais de um  blogueiro  de gastronomia .

Sobre o Autor: Livia Zaruty




Vim pra provar que TODOS podem comer bem e que lugar de mulher e onde ela quiser 🙂

Livia Cucchi ( Zaruty) Food Blogger e critica gastronômica, criadora do projeto ETNIA BRASILEIRA “ vencedor em 2011 como melhor blog de cultura do Brasil . Web Design certificada pela Adobe trabalhou na Identidade visual de diversas empresa italianas como Roialto, Innvillla. Em 2012 assumiu a Direção Geral de Marketing Web do maior Festival de Música Latina da Europa, Latino-americano .

Atualmente é autora do primeiro canal de gastronomia italiana do Brasil ” Sambacooking. Onde juntamente com o marido  o chef italiano Emmanuele Cucchi e responsável pela capacitação  e acesso ao ensino de mais de 10 mil Brasileiros de todos os cantos do mundo .  Sem dúvidas o mundo precisa de mais “ Livias Zarutys” Bela, talentosa, sensata e sobretudo corajosa –

Sou o lado food interativo da nossa dupla SambaCooking.

Trabalho em todos os ângulos da gastronomia sendo estudiosa e pesquisadora gastronômica como Youtuber, Videomaker e grande amante da arte de comer BEM!

Artigos Relacionados