Pesto: 5 erros comuns que fazemos frequentemente

Pesto: 5 erros comuns que fazemos frequentemente

O Pesto é uma salsa utilizada para condire “temperar” diferentes tipologias  de pastas e receitas.Na Sicilia, por exemplo, pode ser preparado utilizando muitos ingredientes diferentes, onde certamente, a versão mais conhecida e aquela  caracterizado pela presença do manjericão.

1. Errar na escolha do manjericão

Piante-basilico-614x307

O Brasílico é umas plantas mais típicas da Ligúria, o símbolo de uma agricultura sobre o mar e uma cozinha com sabores antigos. A sua cultivação secular esta se beneficiando nos últimos anos de uma popularidade  sem precedentes, seja  porque o consumidor  italiano e estrangeiro, aprecia cada vez mais os aromas que enriquecem de sabor a cozinha, seja  porque representa a qualidade,a  simplicidade típica da  terra e cultura italiana .

O que você precisa saber antes de adentrar com o preparo da receita é que o pesto é absolutamente, rigorosamente, imprescindivelmente preparado na sua estação  quando o manjericão e melhor, rico de perfumes e bastante consistente. Na Itália o manjericão usado para a preparação do pesto  e aquele da Ligúria uma planta cujas folhas não apresenta aromas de menta, como acontece com  a variedade napolitana. 

O  manjericão ideal tem folhas grandes com margens lisas ja o Napolitano, por exemplo, tem folhas pequenas, pontiagudas um pouco irregular, semelhantes (na verdade) a um hortelã.

manjericões alfavacas basil todos

2. Ser indeciso sobre o alho

alho3

Livia Zaruty

Livia-Zaruty-SambaCooking

Trabalho em todos os ângulos da gastronomia sendo estudiosa e pesquisadora gastronômica como Youtuber, Videomaker e grande amante da arte de comer BEM!

Registra-se no site

BOTÃO INCREVA-SE

O que é o Basílico Genovese D.O.P ?

Em 2008, vem reconhecido pelo Ministério das Políticas Agrícolas Alimentares e Florestais o "Consórcio de tutela do Basilico Genovese D: O: P",

Se juntaram a esse consórcio quase todos os fabricantes de Basilico Genovese DOP na Itália que usam esse logo como sinal de identificação de um produto de qualidade e original Italiana

logo_basilico_genovese_dop

Qual Manjericão usar no Brasil ?

No Brasil será uma bela aventura distinguir os tipos de Manjericão que existem e reconhecer aquele certo. Atualmente os mais conhecidos e usados no Brasil são o Manjericão Alfavaca e o Manjericão Italiano.

Os mais conhecidos e usados no Brasil são o Manjericão alfavaca e Manjericão Italiano.




Preparar o Pesto sem alho é praticamente  uma heresia. Para nos Brasileiros o problema vai ser justamente se controlar em manter as proporções corretas e não exagerar  na quantidade de alho, cobrindo todos os outros sabores ( além de ser algo bem indigesto) e tenha  em mente que digerir grandes quantidades de manjericão não é um passeio e importante dosar todos os ingredientes  com cuidado.

3. Não saber qual Formaggio usar.

Scegliere-pecorino-o-parmigiano

Para um delicioso pesto se usa parmigiano e pecorino. 

4. Ser Mão de Vaca

pinoli

Sim, eu sei, Pinoli custa caro. Mas saiba que 30, 40 g rende uma media de 8 a 10 porções de pasta. Pense em o quanto você irá economizar ao invés de  substituiu-os por nozes (que dar um sabor muito forte ) ou castanha de caju ?

5. Renunciar de fazer por não ter um mortaio

Making pesto with a mortar and pestle

O mortaio e uma  incomparável ferramenta para a  preparação do Pesto: os ingredientes processados e esmagadas dento do  mortaio  não se aquecem ; 

A ação rotativa dos ingredientes ao seu interno ajuda a preservar a fragrância de óleos essenciais, graças a ação higroscópica do sal que diminui a oxidação.

A coisa se torna complexa pelo fato de um mortaio grande o bastante custar caro na Itália entre 200 a 800 €  e se você esta fora da Itália, encontrará um utensílio do gênero se torna uma tarefa inviável. Por sorte temos o nosso Chef Emmanuele Cucchi que ensina um truque pra fazer o seu Pesto sem que ele se aqueça e fique escuro.

O segredo do Perfeito Pesto alla Genovese

A presto! Lívia Zaruty