5 Motivos para escolher a manteiga clarificada na cozinha

A manteiga clarificada (  serve em preparações onde uma manteiga  comum queimaria por causa da temperatura elevada ou em preparações onde precisamos de uma manteiga mais leve e menos gordurosa.

Fique Sabendo!

Clarificar a manteiga significa tirar a parte de água, carboidratos e proteínas.

Aprenda fazer manteiga clarificada no curso gratis de técnicas de cozimento

A manteiga clássica contém 83% de gordura do leite, 1% entre proteínas e carboidratos e 16% de água. Mas quando é utilizada na culinária a água evapora e, às vezes, causa problemas e imperfeições, razão pela qual os grandes chefs optam pela manteiga clarificada.

1 - A manteiga clarificada tem um ponto de fumo elevado

Esta é uma característica um pouco mais técnica, mas não menos importante. Na verdade, com a manteiga clarificada você pode fritar a temperaturas mais elevadas, obtendo frituras melhores.

2- O burro clarificado dura mais

A presença de água na composição da manteiga reduz a sua validade. Separando este elemento, a manteiga tem a sua duração prolongada, sem a necessidade de qualquer conservante ou aditivo. É exatamente por esta razão que a validade do burro clarificado é muito maior.

3- O burro clarificado rende mais

Quando você aquece a manteiga comum, a água evapora e, em seguida, você perde cerca de 16% do que foi colocado na panela. Utilizando a manteiga clarificada nada evapora, podendo utilizar 16% menos de manteiga.

4- A manteiga clarificada em uma frigideira não sai da panela

Quantas vezes, durante uma fritura, sujamos a cozinha ou a nossa roupa? Isto é porque as gotículas de água presentes na manteiga pulam da panela. Cozinhando com a manteiga clarificada, que não contém água, não terá mais esse problema.

5- A manteiga clarificada não escurece

Quando a manteiga comum é usada na panela, depois de um tempo começam a surgir pontinhos escuros durante o cozimento: eles são os carboidratos e proteínas que são queimados. A manteiga clarificada não os contém e, portanto, suas receitas tendem a ficar claras e não "sujas".




Vim para provar que TODOS podem comer  e cozinhar bem e que lugar de mulher e onde ela quiser 🙂

Livia Cucchi ( Zaruty) Food Blogger é uma Food Blogger Brasileira, crítico gastronômico e empreendedora criadora do projeto ETNIA BRASILEIRA, vencedor em 2011 como melhor blog de cultura do Brasil. Cursou Food Design e Food Photography pela escola  “LA CUCINA ITALIANA”.  Atualmente é autora do primeiro canal de gastronomia italiana do Brasil ” Sambacooking. Onde juntamente com o marido  o chef italiano Emmanuele Cucchi e responsável pela capacitação  e acesso ao ensino de mais de 20 mil Brasileiros de todos os cantos do mundo .  Sem dúvidas o mundo precisa de mais “ Livias Zarutys” Bela, talentosa, sensata e sobretudo corajosa –

livia zaruty

Sou o lado food interativo da nossa dupla SambaCooking.

Trabalho em todos os ângulos da gastronomia sendo estudiosa e pesquisadora gastronômica como Youtuber, Videomaker e grande amante da arte de comer BEM!

Artigos Relacionados