sambacooking

Lançado em janeiro  de 2015 , inicialmente como um canal simples de vídeos receitas onde o foco era gastronomia italiana em português e receitas brasileiras em italiano.A ideia surgiu quando Lívia  Zaruty (food blogger brasileira premiada como melhor blog de cultura no Brasil – 2011) buscava uma receita brasileira simples na internet onde nessa busca viu a carência de bases mínimas no preparo dos alimentos e também o grande potencial comunicativo virtual que tinha no Brasil relacionado a gastronomia!Existiam canais  web brasileiros de gastronomia que diziam: a pasta ” macarrão” tem várias formas diferentes por causa do design !? Percebi  erros básicos como ovos tão cozidos a ponto de ficarem “verdes”, ou seja, a falta de instruções de base gastronômica – cortes, tempos de cocção, molhos simples, atenção ao paladar…até o mínimo de não se ensinar a comer spaghetti com colher. Que a culinária italiana vai além de uma pizza e que não leva catupiry .

Showcase

livia-zaruty

A autora de SambaCooking é uma Food Blogger Brasileira, crítico gastronômico e empreendedora criadora do projeto ETNIA BRASILEIRA, vencedor em 2011 como melhor blog de cultura do Brasil. Cursou Food Design e Food Photography pela Scuola di Cucina Italiana em Milano . Web Design certificada pela Adobe, trabalhou  na identidade de Marketing e comunicação  visual de diversas empresas italianas como Roialto, Innvillla e, em 2012, assumiu a Direção Geral de Marketing Web do maior Festival de Música Latina da Europa o Latinoamericando. Autor  do projeto  inclusão  cultural  gastronômica  SAMBACOOKING, que capacita gratuitamente milhares de Brasileiros. Atualmente é apresentadora do novo programa “Um, Dois Feijão com Arroz” para  Discovery  Home&Health.

O CANAL

A internet estava lotada de canais e receitas amadoras, feitas sem nenhum critério de proporções seja desde o sal, aguçar até a pouca cultura gastronômica sobre o preparo de pratos clássicos como alho e óleo, panettone, etc. E todas as receitas italianas que nada tinham a ver com as originais.Vi que grande parte da população que ama gastronomia já preparou ao menos um prato de origem italiana, porém sem a mínima ideia de como realmente esses pratos são feitos, incluindo todos os mitos culinários que muitos acreditam que existem.

O Programa na Tv

Chef Emmanuelle Cucchi e a blogueira Lívia Zaruty viajam o Brasil em busca de boas histórias e diferentes preparos para o mais brasileiro dos pratosDizem que o melhor do Brasil é o brasileiro – e não há nada mais genuíno do que as histórias de superação de nosso povo e os alimentos que são a base de nossa dieta. Unir as duas coisas em um exercício de exploração culinária é a proposta de UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ, nova produção local do Discovery Home & Health, com patrocínio da Camil.